quinta-feira, 5 de junho de 2014

Rolo De Carne Fingido


Não há mês que passe, que não inclua nas compras do mês, a carne picada do meu talho de confiança. Posso fazer enumeras refeições para fugir às habituais almôndegas, bolonhesas ou lasanhas. Esta semana saiu um rolo de carne bem apetitoso que ainda serviu para congelar e assim ter pronta uma refeição para os dias de mais preguiça. Assim sendo, saiu mais uma refeição simples e económica que faz pandant com qualquer acompanhamento, sejam eles massas, purés, batata frita ou cozida, legumes cozidos ou salteados, saladas variadas, cuscuz disto ou daquilo... A escolha é infinita.

Ingredientes:
- 900g de carne picada (porco e vaca)
- 2 cenouras
- 1 cebola
- 6 colheres de sopa de pão ralado
- 1 colheres de sobremesa de salsa seca
- sal fino q.b.
- pimenta moída q.b. (usei moinho 5 pimentas)
- azeite q.b.

Preparação:
Colocar a carne numa taça grande. Adicionar a cenoura e a cebola trituradas no robot de cozinha ou raladas com o ralador manual.  Temperar de sal, pimenta e a salsa seca. Envolver bem. Ir adicionando o pão ralado até obter a textura desejada, o meu rolo levou 6 colheres de sopa. Formar um rolo com a carne enrolando num papel vegetal para ficar bem prensado (como se tratasse de um salame de chocolate). Colocar no tabuleiro  com um fio de azeite. Levar ao forno a 200º, aproximadamente 45 minutos a 1 hora, dependente da grossura que lhe derem. Cobrir com folha de alumínio se estiver a dourar demasiado ou o azeite espirrar. Inspirem-se e escolham o acompanhamento. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Gosto muito de rolos de carne picada.
    O teu ficou excelente
    bj

    ResponderEliminar
  2. Gostei da sugestão, ficou tão apetitoso esse rolo!

    ResponderEliminar
  3. Está com óptimo aspecto, mas fixei-me no anterior, de 2012, só de carne de vaca, agora vou ver a outra sugestão, mas esta também é uma ideia muito válida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É boa para esconder "coisas", legumes por exemplo. :)

      Eliminar